Partilhe as suas fotos através do telemóvel

Partilhe as suas fotos através do telemóvel

A crescente qualidade das câmaras incluídas nos telemóveis e a descida dos preços dos equipamentos fazem com que estes se tornem cada vez mais uma plataforma atractiva também para a captura de imagens. Mas o que se faz com elas também importa.

Se confinar as fotografias à memória dos telefones nunca foi uma alternativa convincente, encontrar soluções para exportar as imagens torna-se premente, numa altura em que a partilha instantânea online ganha um peso crescente - com fenómenos como o Twitter e o Facebook.

Para além das aplicações desenvolvidas pelas redes sociais, que também permitem o upload de imagens e contam com versões compatíveis mesmo com telefones menos "apetrechados", há cada vez mais soluções que colocam o enfoque na própria imagem, disponibilizando a exportação tanto para o site do próprio serviço como para outros onde o utilizador tenha conta.

Instagram

A manipulação das fotografias, aplicando filtros e efeitos, é uma das soluções que pode ajudar, não só a disfarçar alguns defeitos na imagem como a dar azo ao espírito criativo do utilizador.

Uma das aplicações mais populares nesta matéria é o Instagram, uma solução gratuita e disponível apenas para dispositivos móveis da Apple, incluindo iPhone, iPod Touch e iPad. Para além da partilha entre utilizadores da mesma solução, o software oferece integração com serviços como o Facebook, Flickr, Twitter ou Tumblr.

O utilizador tira uma fotografia, escolhe um dos efeitos e selecciona o serviço através do qual quer publicá-la. A solução, que conta com 11 filtros diferentes permite dar às imagens um efeito vintage, imitar fotografias tiradas por máquinas antigas ou câmaras lomo, por exemplo e oferece também uma rede social própria onde é possível conferir as últimas fotos dos nossos contactos, fazer comentários ou clicar em "gosto".

Outra das aplicações que coloca o enfoque da sua utilização na possibilidade de manipulação das imagens antes da sua publicação é o Picplz, que se encontra acessível, de forma gratuita, tanto para utilizadores de iPhone como de Android.

Picplz

A ferramenta tira também partido da integração com serviços mais populares, como o Twitter ou Facebook, como admitiu o próprio responsável aquando do lançamento, mas aposta ainda na localização geográfica para vingar - e no Foursquare.

Entre as vantagens da aplicação têm ainda sido destacadas características como a simplicidade de utilização, boa resolução e o facto de os filtros serem "não destrutivos", o que significa que o serviço guarda uma cópia da imagem original em alta resolução nos seus servidores. Desta forma, os utilizadores podem, nos meses seguintes, remover o filtro aplicado ou optar por outro.

A próxima sugestão é, à semelhança das anteriores, gratuita, mas apenas se encontra disponível para iPhone. E também já foi classificada como uma "rede (não tão) social". Estamos a falar do Path, que, apesar de se destinar à partilha de imagens online, privilegia a sua distribuição num círculo mais reduzido de amigos.

Na sua rede de contactos, o utilizador só pode ter até 50 membros, e a única coisa que pode partilhar com eles são fotografias. A ideia é retratar as nossas aventuras e desventuras diárias apenas em imagens - e numa pequena descrição que pode acompanhar a sua publicação.

Path

Também aqui a simplicidade é a palavra de ordem, com toda o serviço concebido com essa característica em mente. A captura das imagens é fácil e adicionar contactos à lista também, oferecendo integração com a lista do iPhone.

Seguindo a mesma lógica de partilhar o dia-a-dia em imagens, ou de construção de um diário de fotografias online, pode valer a pena considerar a instalação do Dailybooth. O serviço nasceu como uma rede de blogs de imagens, com o slogan "your life in pictures" (a sua vida em fotografias), e entretanto já se popularizou entre os utilizadores da plataforma mobile.

Dailybooth

Tal como as sugestões anteriores, permite a partilha instantânea, mas as fotografias também podem ser guardadas com alguma nota associada e posteriormente publicadas em sites ou blogs. Também aqui é possível "seguir" outros membros do serviço, acompanhar e comentar as suas publicações.

As características técnicas dos smartphones, normalmente com melhores processadores, ligações à Internet mais rápidas e melhores ecrãs, fazem destes os equipamentos por excelência para a captura e partilha de imagens, mas não é imperativo que assim seja.

As melhores ligações à Internet e o advento das redes sociais levam cada vez mais serviços e fabricantes a apostar na integração, por vezes mesmo com modelos de gama mais baixa, oferecendo aplicações compatíveis, pelo que outra das soluções pode passar por optar por versões mobile dos mais conhecidos Flickr, Picasa, Photobucket… ou mesmo o Facebook - para quem está principalmente interessado em colocar as suas fotos na "maior rede social do mundo".