Crie os seus GIFs animados
Crie os seus GIFs animados
Há uns tempos partilhámos aquilo que alguns inspirados utilizadores de GIFs animados andam a fazer colocando ferramentas simples ao serviço da arte, numa montra a que chamámos "GIFs animados ou a arte das imagens em movimento". Na altura não faltou quem sugerisse que, numa próxima oportunidade, ajudássemos os nossos leitores a encontrar soluções que lhes permitam criar as suas próprias obras de arte virtuais.
Sabendo que criar imagens animadas com a qualidade daquelas que aqui reproduzimos em Agosto não será tarefa difícil, nem ao alcance de todos, acreditamos também que existem maneiras simples - e menos exigentes - de dar largas à imaginação e começar a criar os seus próprios GIFs. A forma como depois evolui no processo, já é responsabilidade sua.
Assim, optámos por sugerir aquele que nos parece o recurso mais simples para se iniciar nos meandros dos GIFs animados: os serviços baseados na Web. Não vai precisar de comprar software nem fazer downloads.
Existem vários sites que disponibilizam a funcionalidade gratuitamente, tudo o que precisa de fazer é escolher as imagens que quer usar e carregá-las do computador. Alguns oferecem também a possibilidade de usar fotografias guardadas em serviços como o Flickr ou o Picasa.
O Gickr é um desses casos, que para além dos serviços de alojamento e partilha de fotografias permite indicar o endereços de um vídeo do YouTube, que é "partido" num número de frames determinado pelo utilizador e transformado num GIF animado.
A forma mais tradicional consiste em selecionar entre três e dez imagens e clicar para ver a animação acontecer. Não demora mais de 2 minutos. Nós experimentámos e o resultado foi qualquer coisa como isto.
Acreditamos, no entanto, que o cuidado na escolha das imagens permita, mesmo com recursos simples como estes, obter coisas bem mais interessantes. Pense-se, por exemplo, na possibilidade de usar uma sequência de fotos com pequenas alterações entre si ou apenas alguns detalhes divergentes…
Já que falamos em experimentar coisas diferentes, apresentamos o LooGix.
O serviço acrescenta à ferramenta para criação de sequências de imagens, a possibilidade de aplicar efeitos a uma única imagem, que também lhe conferem movimento. Quer ver?
How to make a gif
A lista de efeitos é vasta e o resultado obtido em minutos e este site pareceu-nos ser também o que se sai melhor no uso das ferramentas tradicionais, fornecendo imagens de qualidade superior (como se pode constatar pela imagem reproduzida abaixo), que depois de prontas pode ser partilhada nas redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut, Google +) ou integrada no HTML de uma página, por exemplo.
How to make a gif
Outro dos que garante integração com as redes sociais (Facebook e Twitter) é o Make a Gif, com um design a lembrar, ele próprio, uma rede social e funcionalidades que também o aproximam deste tipo de serviços.
No site é possível registar-se - ou autenticar-se através das referidas redes sociais - e partilhar os GIFs criados com recurso à plataforma, bem como visualizar e classificar os publicados por outros utilizadores.
Se ficou interessado, convém avisar que a página exige que tenha o Flash Player instalado.
Exigência semelhante é feita pelo Gifninja, que também combina algumas características de comunidade de partilha de GIFs com a de plataforma para a criação dos ficheiros - a partir de imagens ou vídeos. Também aqui é possível fazer login com as credenciais de utilização de outro serviço, mas neste caso apenas do Facebook.
Para o fim deixámos os mais simples, tanto ao nível do layout e utilização, como das funcionalidades.
Com o Picasio vai poder determinar o tamanho das imagens e o tempo que medeia entre a apresentação de cada uma. Tem ainda a particularidade de permitir captar imagens da Webcam do utilizador, além das carregadas do PC ou indicando o endereço Web onde se encontram.
O resultado vem acompanhado de link direto para a imagem, código HTML para colocar em páginas Web código BBC para utilização em fóruns.
How to make gifs
O Gif Make permite apenas procurar imagens no PC ou na Net, mas, embora assegure as funcionalidades básicas, conta com algumas restrições… por exemplo ao nível do tamanho máximo dos ficheiros a carregar, problema com que não nos deparámos em nenhum dos outros casos em que usámos as mesmas fotografias.
Aqui ficam as nossas sugestões. Se têm outras para a troca, somos todos ouvidos. Ou olhos, neste caso.